segunda-feira, 23 de julho de 2012

Education For Death - Disney WWII Propaganda Cartoon

Poucas pessoas sabem da propaganda anti nazismo que Disney promoveu em seus desenhos, um deles foi produzido em 1943, em plena atividade da segunda Guerra Mundial contra os Alemães,o curta é baseado no livro “Educando para a Morte: a construção dos Nazistas” do americano Gregor Ziemer, o livro é de 1942.
A animação começa contando a historia de um casal que tem um filho, eles provam que o mesmo é da raça Ariana, e que pode servir a Hitler, verificam os nomes que ele pode receber, é escolhido o nome Hans, pois não era um nome Judeu. Hans aprende um conto de fada, onde uma bruxa aterroriza uma dama que é salva por um cavaleiro ao som de “Cavalgada das Valquirias” de Richard Wagner, é interessante observar a simbologia presente: a dama em apuros é uma tipica cantora de ópera vestida de Valquiria, e a música tem a ligação direta com a personagem, além do mais Wagner era Alemão e Pangermanista, autor de livros que exaltam a raça Ariana, e claro, um compositor muito apreciado por Hitler, O cavaleiro aqui é o próprio Hitler que vem salvar a Alemanha (a Cantora) da Democracia (a Bruxa).

Mostra em seguida a educação das crianças Alemãs, e Hans doente, Um soldado alemão adverte a mãe de Hans que não aceitam crianças doentes, que se o mesmo permanecer doente será levado ao campo de concentração. As crianças aprendem os princípios do Darwinismo, da seleção das espécies, do poder do mais forte sobre o mais fraco. Na Ultima cena as crianças viram homens, e estão prontos para a guerra, caminham para a morte diante de cenas simbólicas como: Livros de Voltaire sendo queimados, partituras de Mendelssohn, e a mudança de símbolos católicos.

Mendelssohn, era Judeu e depois se converteu ao cristianismo, foi muito apreciado em sua época, era um grande pesquisador e redescobriu Bach, Heandel e Schubert, durante o Nazismo sua música foi banida.

Interessante citar o seguinte trecho do site DW:
"A obra do judeu Felix Mendelssohn (1809-1847), celebrada como rasgo de genialidade pelos estudiosos, passou a ser considerada um mero "incidente" da história da música pelos pesquisadores adeptos do regime nazista. O assustador é que essa avaliação continuou se repetindo nos verbetes de enciclopédia, mesmo após 1945. Numa vitrine da mostra de Eisenach, é possível conferir essa informação em importantes guias de concerto."




Bibliografia:

http://musicaclassica.folha.com.br/cds/05/biografia.html [acessado em 23/07/2012]
http://www.animatronic.com.br/2010/disney-e-o-nazismo/ [acessado em 23/07/2012]
http://www.dw.de/dw/article/0,,4260461,00.html [acessado em 23/07/2012]

CANDÈ, Roland de. História Universal da Música. Editora Martins Fontes, São paulo, SP. 2001.

GROUT, Donald J.PALISCA, Claude V. História da Música Ocidental. gradiva Lisboa.1988.

Nenhum comentário:

Postar um comentário